Encontre neste blog:

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Colecionar não é competir

Muitos colecionam o que eu chamo de quantidade, sempre contando quantos itens possui para declara-los a todos como forma de status ou troféu.

Pra mim colecionar não é ficar contabilizando quanto se tem deste ou daquele item, mas sim, tê-los.

A partir do momento em que começamos a contar quanto se tem para os demais amigos, cria-se uma competição completamente desnecessária para saber quem tem mais, redirecionando o foco e o objetivo da coleção.

Em minha coleção sei que não tenho poucos itens, mas sei também que meu acervo é muito pequeno quando comparado com outros grandes amigos e colecionadores de todo o mundo.

Ter um certo volume de itens é fundamental para quem gosta de criar dioramas, onde o objetivo é montar cenários bem elaborados, e não dizer que no diorama se tem tantos desses ou daqueles itens.

Colecionar é agrupar itens para o nosso deleite visual e satisfação do ego, e também para que seja compartilhado com os amigos a satisfação que nos é proporcionado, e não competir com eles.

3 comentários:

  1. É verdade Tanner, concordo plenamente.

    Acho bem mais legal ter poucos ítens que sejam, mas conquistados com amor, carinho, afinco e que proporcionem alegria garantida do que ter uma enormidade de ítens que não proporciona nada, a não ser volume.

    Quantidade não significa qualidade.


    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Tanner, vc sintetizou muito bem: colecionar é guardar com carinho e, sempre que possível, expor aos demais (colecionadores, vizinhos, parentes, coletividade) aquilo que guardamos.

    abs, ZEROCAL

    ResponderExcluir